Este BLOG tem como objetivo principal compartilhar as atividades e idéias relacionadas a educação.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Planejamento hipertexto e internet - Atividade 4.




Atividade 4 – Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
Fabíola de Oliveira Lima – Formadora do GESTAR e Assessora de Língua Portuguesa.

• Objetivos:
Criar textos com hiperlinks para sites de seu interesse na Internet com o objetivo de se apresentar para a turma relatando as coisas que gosta de fazer, sua personalidade, etc.

• Etapas:
Esta é uma atividade que pode ser feita no início de cada semestre após o descanso das férias ou do recesso.
Em primeiro lugar, temos uma conversa informal a respeito de como foi seu período de descanso, o que fizeram, o que gostariam de ter feito, etc.
Em seguida, pedirei que digitem um pequeno texto relatando as coisas que fizeram (passeios, leitura, visitas à Internet, conversas com os amigos, etc).
Ensinarei aos alunos o que é hipertexto, hiperlink e todo o procedimento para executar essa tarefa.
A partir daí, eles deverão pesquisar na internet sites que estejam relacionados a seus gostos ou a coisas e lugares que conheceram nas férias e apresentar para os amigos.

• Recursos necessários:
Computadores com acesso à Internet;
Projetor multimídia ligado a um dos computadores; (para exibir os trabalhos)
Mídia de CD, DVD ou Pen drive (para salvar a apresentação e exibi-la aos colegas)
Obs.: Todos esses recursos temos disponíveis em minha escola. Apenas a Internet ainda não foi ligada pelo Governo Estadual, mas esperamos que isso ocorra agora em agosto.

• Pré-Requisistos:
Os alunos para realizarem essa tarefa já devem saber trabalhar com o editor de textos. Quanto ao uso do hiperlink, serão dadas as explicações durante as atividades sobre como utilizar esse recurso.

• Avaliação:
A avaliação contará com a observação dos alunos durante o desempenho das atividades (participação, empenho, atenção) e também durante a sua apresentação final para os colegas.

Um comentário:

  1. É importante verificarmos a qualidade e a eficácia de um plano de aula, onde percebemos no passo a passo a veracidade de todas as atividades desenvolvidas dentro da sala de aula, comprovando a solidez do trabalho do professor.

    ResponderExcluir