Este BLOG tem como objetivo principal compartilhar as atividades e idéias relacionadas a educação.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estudo da aula.

Nome: A revolução telemática.

Autora: Maria Cristina Soranço Miranda.

Aplicação: Colégio João XXIII

Local: Juiz de Fora – MG.

Modalidade: Ensino Fundamental final.

Dados da aula:

• o aluno poderá conhecer mais sobre a internet, analisando pontos positivos e negativos para a sociedade moderna.

Duração: aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Tecnologias, Evolução tecnológica e Revoluções Industriais.
Síntese:
Inicia com a apresentação do espaço virtual (internet), para os alunos que ainda não entraram em contato com um computador conectado à mesma. Conhecendo a história da internet no Brasil e mundo, fazendo observações, questionamentos como: 1- Vocês utilizam a Internet? Em caso positivo quantas horas por dia? 2- Quais as principais utilidades da Internet em nossa sociedade? 3- De que forma podemos afirmar que a Internet veio “encurtar distâncias”? 4- Você acha que as populações de todos os países do globo, utilizam a Internet com a mesma freqüência? Por que? e analises sobre o seu uso e suas importâncias. Despertando assim, nos mesmos o desenvolvimento e a capacidade de compreender como o uso da internet nos dias atuais interfere na sociedade e na questão ambiental.
Após esses questionamentos os alunos criarão textos sobre o tema, os mesmo serão avaliados pelo professor, levando-os assim a saírem do ambiente virtual e passarem a criação independente e individual.
No meu ponto de vista para melhor aproveitamento das produções, o professor deveria publicar as criações (textos) dos alunos, para que eles se sintam incentivados a produzirem, vendo suas obras disponíveis na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário