O homem contemporâneo está diante de uma desafiadora encruzilhada. Se aos sábios verdadeiros de idos tempos restava a incerteza das coisas, ao homem deste início do século XXI, cabe conviver com a celeridade e com a certeza de que praticamente todas as verdades estão longe de serem explicadas. A preocupação em buscar outras vias para aquisição de conhecimentos, pelas vias ainda ofertadas pela escola, se prendeu ao fato irreversível de que a face do mundo mudou, erodida pelas ondas do dilúvio tecnológico, e pelo fato lamentável de que a maioria das escolas ainda preserva as mesmas faces de algumas décadas atrás, não mais familiares a um contexto que muda vertiginosamente. Acredita-se no efeito materializador do hipertexto, pela representatividade do seu poder, e infinita riqueza que possui. Poder e riqueza inesgotáveis que se acumulam hoje à velocidade eletrônica, tal o aporte de saber que ele comporta em si, e que espraia pelo infinito do ciberespaço. É possível que a sociedade contemporânea viva um momento em que os ventos tecnológicos sejam seletivos, transformando em escombros quase inúteis tudo aquilo que não vá na direção em que soprem. Portanto, tem-se como temerária a atitude de uma escola que não mude o seu curso na direção dos horizontes descortinados pelas tecnologias; que não adote no seu fazer pedagógico os atores tecnológicos que engolfam os seus alunos já a partir dos seus quase primeiros balbucios. A criança, hoje, cada vez mais é seduzida pelo universo tecnológico do qual ela se torna cidadã. Nascendo com, e pelo novo, ela é parte integrante desse outro universo.
Este BLOG tem como objetivo principal compartilhar as atividades e idéias relacionadas a educação.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Hipertexto na educação. Atividade 1.
O homem contemporâneo está diante de uma desafiadora encruzilhada. Se aos sábios verdadeiros de idos tempos restava a incerteza das coisas, ao homem deste início do século XXI, cabe conviver com a celeridade e com a certeza de que praticamente todas as verdades estão longe de serem explicadas. A preocupação em buscar outras vias para aquisição de conhecimentos, pelas vias ainda ofertadas pela escola, se prendeu ao fato irreversível de que a face do mundo mudou, erodida pelas ondas do dilúvio tecnológico, e pelo fato lamentável de que a maioria das escolas ainda preserva as mesmas faces de algumas décadas atrás, não mais familiares a um contexto que muda vertiginosamente. Acredita-se no efeito materializador do hipertexto, pela representatividade do seu poder, e infinita riqueza que possui. Poder e riqueza inesgotáveis que se acumulam hoje à velocidade eletrônica, tal o aporte de saber que ele comporta em si, e que espraia pelo infinito do ciberespaço. É possível que a sociedade contemporânea viva um momento em que os ventos tecnológicos sejam seletivos, transformando em escombros quase inúteis tudo aquilo que não vá na direção em que soprem. Portanto, tem-se como temerária a atitude de uma escola que não mude o seu curso na direção dos horizontes descortinados pelas tecnologias; que não adote no seu fazer pedagógico os atores tecnológicos que engolfam os seus alunos já a partir dos seus quase primeiros balbucios. A criança, hoje, cada vez mais é seduzida pelo universo tecnológico do qual ela se torna cidadã. Nascendo com, e pelo novo, ela é parte integrante desse outro universo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É importante compreender os desafios que a educação vem passando diante do avanço das tecnologias, que gera preocupações com a velocidade e a gama de conhecimentos que precisamos absorver. O hipertexto nos trouxe mais uma possibilidade de observarmos as imagens e os sons com clareza e entendimento, fazendo interação com o mundo.
ResponderExcluir