Este BLOG tem como objetivo principal compartilhar as atividades e idéias relacionadas a educação.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aula: Conhecendo a internet.


O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá conhecer mais sobre a internet ,suas aplicações , analisando-as se positivas ou negativas para a sociedade moderna e a questão ambiental.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tecnologias, Evolução tecnológica e Revoluções Industriais

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)

∙Indicar aos alunos que ainda desconhecem a Internet, que procurem entrar em contato com um computador conectado a mesma, entendendo como funciona e tentando utilizá-la de alguma forma.∙ Estruture sua aula em 3 momentos subseqüentes.
∙As atividades propostas tem como objetivo desenvolver nos alunos a capacidade compreender o uso da Internet nos dias atuais e como esta tecnologia interfere nas sociedades e na questão ambiental.
Atividade 1 : Breve histórico sobre a Internet
Professor(a), leia com seus alunos este pequeno texto:
“A Internet surgiu no final da década de 1960, quando cientistas norte-americanos conectaram,pela primeira vez,computadores a linhas telefônicas, unido tecnologias de telecomunicações à informática. O objetivo era interligar institutos de pesquisas e universidades a centros de comando militar nos Estados Unidos , no período da Guerra Fria.
Desde então, a Internet, ou rede mundial de computadores,como também é conhecida, vem passando por diversos aperfeiçoamentos tecnológicos , de maneira cada vez mais rápida avançada. Por meio da rede circulam pelo mundo , a todo instante, milhares de informações.”
Professor(a), após ler o pequeno texto,faça um comentário sobre o mesmo, tire dúvidas e dê as explicações necessárias.

Atividade 2 : Conversando sobre a Internet
Professor(a),faça uma enquête com seus alunos questionando-os sobre:
1- Vocês utilizam a Internet? Em caso positivo quantas horas por dia?
2- Quais as principais utilidades da Internet em nossa sociedade?
3- De que forma podemos afirmar que a Internet veio “encurtar distâncias”?
4- Você acha que as populações de todos os países do globo, utilizam a Internet com a mesma freqüência? Por que?
Professor(a) registre as respostas no quadro –negro, para que possam chegar a conclusões que deverão ser também registradas. Observe as respostas da primeira pergunta, identifique se há ou não exagero e comente-as.
Confira a resposta de número 2 quanto as utilidades: estudo , pesquisa e informações;

Viagens(roteiros e reservas em hotéis); conferências; correio; relacionamentos,amizades enamoro virtual; compras; lazer e cultura.

Atividade 3 : Repensando a Internet
Professor(a) , proponha a seus alunos que escrevam um texto sobre a Internet respondendo as seguintes questões: Será que ela vem sendo utilizada sempre de forma positiva pelas pessoas e sociedades sendo favorável ao meio ambiente ? Será que ela está realmente aproximando as pessoas ou isolando-as, criando novos hábitos sociais? Será que as pesquisas escolares feitas na Internet tem gerado realmente aprendizagens?
Leia para os alunos os textos por eles criados, abrindo uma nova discussão.

Recursos Complementares

Livro: Levon, Boligian...[et.al.],A dinâmica do espaço global : o mundo desenvolvido:8º série- São Paulo: Atual,2002,pg.28.

Avaliação

Os alunos deverão criar textos que serão avaliados, a partir dos questionamentos levantados pelo professor(a). Também serão avaliados em suas respostas durante a atividade 2 e na discussão final.


Fonte: site nova escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário